Homeopatia

homeopatiaHomeopatia é a medicina dos doentes e do bem-estar, por oposição à medicina das doenças e do sofrimento.

A ideia original da homeopatia, que é a cura com similares, remonta a Hipócrates. Ele acreditava que havia duas formas possíveis para curar as pessoas, pelos contrários ou similares. A “Alopatia” seguiu o caminho dos contrários através dos séculos, enquanto “Homeopatia”, defendeu o tratamento com similares.

A homeopatia é um sistema de cura holístico e gentil, adequado a todos, desde a mais tenra idade até às pessoas mais idosas. A homeopatia foca-se na pessoa como um ser único, individual, concentrando-se em tratar os sintomas físicos, mentais e emocionais, de forma a que os benefícios aconteçam a longo prazo. É o método terapêutico cujo princípio se baseia na premissa “similia similibus curentur”, que significa os semelhantes curam-se pelos semelhantes. A doença é concebida como um desequilíbrio interno e os homeopatas encaram a doença em toda a sua totalidade sem atacar unicamente os sintomas.

Qualquer substância encontrada nos três reinos da natureza pode ser transformada num remédio homeopático, assim, na preparação dos medicamentos homeopáticos são utilizadas substâncias e produtos provenientes dos reinos vegetal, mineral e animal. Os medicamentos homeopáticos destinam-se a aumentar as capacidades curativas que o organismo possui, de forma a combater a doença e atingir um estado de equilíbrio que corresponde à saúde. Um único medicamento homeopático trata todos os sintomas do paciente, não somente a sua queixa principal. Por isso se diz que a Homeopatia é a medicina do doente, não da doença. O efeito de uma dose pode durar vários meses ou mesmo anos. Os medicamentos são isentos de efeitos tóxicos. Doentes com a mesma doença podem precisar de medicamentos diferentes. Os medicamentos são seguros para o recém-nascido e a gestante, porém suficientemente poderosos para suster uma hemorragia e até tirar pacientes do coma em questão de minutos.

As crianças e os bebés respondem muito bem ao tratamento homeopático, uma vez que, na maioria dos casos, as crianças ainda não foram expostas a grandes terapias de químicos como os adultos. A Homeopatia ajuda a reforçar as defesas naturais da criança e o sistema imunitário, ajudando a restaurar um estado de boa saúde. Para além disto, a homeopatia acompanha todo o processo desde a gravidez, parto, cólicas do bebé, e vai seguindo lado a lado com o crescimento da criança até ao estado adulto, apoiando depois na fase da mulher adulta e terceira idade.

Vantagens:

É uma forma de tratamento que contempla a totalidade do ser humano e não apenas as doenças isoladamente.
É um tratamento menos agressivo, que atua através de estímulo energético e não por efeito químico de drogas.
É uma consulta humanizada pois aborda toda a vida do paciente e não apenas sintomatologias locais.
O tratamento homeopático trabalha com o poder auto-curativo do próprio organismo para que este volte ao estado de saúde e bem-estar.
Os remédios homeopáticos são subtis, gentis e eficazes.

Indicações:

Doenças agudas: Gripes / Constipações
Doenças crónicas
Obesidade / Excesso de Peso
Doenças reumáticas
Asma
Problemas alérgicos
Psoríase
Eczemas
Problemas digestivos
Depressão / Ansiedade / Insónia / Nostalgia / Esgotamento / Cansaço
Hiperatividade