Higiene Oral

A consulta de Higiene Oral tem uma valência educativa e preventiva na adequação de hábitos e técnicas à condição específica de cada paciente.

O principal objetivo da consulta de Higiene Oral é a promoção de saúde e prevenção de doenças orais, a manutenção dos tratamentos realizados e uma melhoria estética que permitam um sorriso mais bonito e saudável ao longo do tempo. As visitas regulares à consulta de Higiene Oral são um fator determinante na manutenção dos seus dentes.

Na consulta de Higiene Oral é realizado um diagnóstico oral para rastreio de cáries, doenças das gengivas e diagnóstico de outros problemas que possa apresentar. Além do referido é feita a remoção de tártaro e placa bacteriana através de destartarizações e alisamentos radiculares e também o polimento e jateamento com partículas de bicarbonato para a eliminação de manchas superficiais. É ainda da competência da Higiene Oral a aplicação de selantes de fissuras em crianças, flúor de alta concentração, produtos que diminuem a sensibilidade dentária, branqueamentos e a manutenção de reabilitações suportadas por implantes.

Qual é a frequência adequada para as consultas de Higiene Oral?
A periodicidade deste tipo de consultas é de 3 a 6 meses, dependendo do nível de higiene oral conseguido em casa pelo paciente. No caso de reabilitações orais suportadas por implantes varia consoante a dimensão de reabilitação.

As consultas de Higiene Oral podem ajudar no sucesso dos meus implantes?dent6
A higiene oral é tão importante em dentes como em implantes. As bactérias tem a capacidade de se acumular em torno dos implantes e levar ao aparecimento de infeções que podem comprometer a sua reabilitação. Assim, os implantes necessitam de uma cuidadosa higiene e conservação para assegurar a sua durabilidade e funcionamento a longo prazo.

Saúde Oral na Gravidez
Durante a gravidez a mulher sofre grandes alterações hormonais com efeitos na cavidade oral. As gengivas podem sangrar facilmente, pequenas cáries podem evoluir devido ao maior número de refeições e à dent7acidez da saliva (vómitos). O primeiro passo para garantir uma boa saúde oral durante a gravidez passa por realizar um “check-up” antes de engravidar e efetuar todos os tratamentos dentários que sejam necessários. Estão ainda indicadas consultas de Higiene Oral de 3 em 3 meses. Quando surge algum tipo de patologia oral, cáries, abcessos dentários, gengivite (hemorragia das gengivas) e/ou periodontite, a grávida deve ser avaliada por um Médico Dentista de forma a decidir o tratamento indicado, de acordo com
a fase da gravidez.

A consulta de Saúde Oral na Gravidez tem também como objetivo informar a grávida sobre os cuidados que deve ter com a higiene oral, alimentação e futuros hábitos do recém-nascido.