Cirurgia Oral
Uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária é a Cirurgia Oral.
Esta especialidade médica é responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, entre outros. Também responsável pelos atos cirurgicos como sendo: apicectomias (remoção de quistos apicais), elevação do seio maxilar (Sinus Lift), augmentações (enxertos ósseos), distracções ósseas, cirurgias periodontais (vestibuloplastias, remoção de freios (frenectomias), enxertos muco-gengivais, osteoplastias e gengivectomias)
É também responsabilidade da Cirurgia Oral, o diagnóstico de lesões da região da cabeça e do pescoço, como sejam os quistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas orais.
Os dentes do siso (últimos molares) são os dentes que mais frequentemente se encontram inclusos nos maxilares, isto é, não erupcionam. Outras vezes, estes dentes encontram-se mal posicionados nas arcadas, devendo igualmente ser extraídos. Estas peças dentárias poderão originar diversas complicações:
– cáries dentárias nos dentes adjacentes;
– patologias como quistos e tumores;
– parestesias (alterações da sensibilidade;
– pericoronarites (inflamação das mucosas);
– apinhamento dentário (mal posicionamento dos dentes).