Branqueamento Dentário

Apesar da coloração natural dos dentes divergir de pessoa para pessoa, determinados fatores como o tabaco, café, vinho, alimentos pigmentados, bebidas gaseificadas ou tártaro podem contribuir para alterações na coloração dos dentes. O branqueamento dentário tem como objetivo restituir a coloração natural e pode ser realizado no consultório ou em casa após avaliação clínica e radiológica da condição dentária e periodontal.

O branqueamento realizado no consultório pelo dentista consiste em Branqueamento-Dentário-A-LASER-ANTES-E-DEPOISaplicar um gel branqueador sobre a superfície externa do dente, este vai libertar moléculas de oxigénio de forma a remover manchas e pigmentações dos dentes, alojadas na sua camada interna; a dentina. Cada sessão tem uma duração de no máximo de 1 hora e o ideal será realizar 2 a 3 sessões de branqueamento dependendo do resultado que se pretende obter.

No caso dos dentes não vitais, ou seja dentes desvitalizados, o branqueamento interno é a opção ideal na qual se introduz o agente branqueador no interior das peças dentárias.

O branqueamento realizado em casa pelo paciente sob a supervisão do médico é feito partir do molde onde é executada uma moldeira, que o paciente preenche com gel branqueador e que durante cerca de 2 semanas colocará por um período de tempo definido pelo médico. O tempo de tratamento depende de alguns fatores entre os quais a cor original (cores mais escuras tendem a demorar mais dias a branquear).

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais são os resultados do Branqueamento?
Os resultados variam de pessoa para pessoa, uma vez que os dentes reagem de maneira diferente ao tratamento, mas em todos os casos, as alterações são bastante significativas. Durante a consulta o Médico Dentista poderá indicar qual a expectativa do branqueamento em cada caso particular. Mesmo os dentes muito escuros podem ser branqueados e na maioria das vezes com excelentes resultados. Os casos mais difíceis podem requerer um branqueamento mais prolongado.

Quanto tempo dura o branqueamento?
Os resultados a longo prazo dependem dos hábitos, da alimentação e da própria estrutura dentária do paciente. Determinados fatores, como o consumo do tabaco, café, chá, bebidas gaseificadas escuras e o facto de não realizar uma Higiene oral regularmente, podem ser fatores prejudiciais na manutenção dos resultados. Uma boa Higiene Oral e algumas restrições alimentares são a melhores garantias.

O branqueamento dentário provoca dor?
Em regra, os nossos pacientes não sentem qualquer dor, nem sensibilidade dentária durante o branqueamento. Excecionalmente, poderá existir um pequeno número de pacientes que terão sensibilidade dentária durante o branqueamento e nas 24 horas seguintes. Um analgésico comum ou um dessensibilizante serão suficientes para acalmar essa sensação, sendo aconselhável durante esse período evitar o consumo de bebidas demasiado quentes ou frias.

Todas as pessoas podem fazer branqueamento dentário?
Qualquer pessoa poderá branquear os seus dentes, inclusivamente aquelas que têm os dentes mais escuros e com manchas provocadas por determinados alimentos, café, tabaco ou tetraciclinas. No caso Médico Dentista descobrirem alguma razão para não recomendar o branqueamento será de imediato avisado

Há necessidade de algum cuidado após o branqueamento?
Sim, é necessário evitar alimentos com corantes ou de cores fortes, porque o processo de oxigenação promove desmineralização do esmalte; que fica poroso por 24 horas, apresentando-se como uma esponja, propenso a absorver pigmentos de alimentos e do cigarro.